7 Dicas para comprar um carro elétrico usado
Está a pensar comprar um carro elétrico usado e não sabe o que ter em conta? O Grupo FILINTO MOTA reuniu 7 importantes dicas para o ajudar.
Artigos e Notícias

Um fator que influencia em grande medida a compra de um veículo elétrico é o seu preço. Comparado a um carro a combustível fóssil da mesma categoria, estes ainda apresentam valores elevados. Uma solução para isto é a compra de um carro elétrico usado. Tal como na compra de um usado a gasolina ou gasóleo, existem diversos fatores a ter em conta para garantir que está a fazer um bom investimento.
Apresentamos-lhe 7 dicas importantes para comprar um carro elétrico usado
1. Aconselhe-se com um profissional especializado
Pode comprar um carro elétrico usado a um particular, contudo, é provável que esta pessoa não tenha o conhecimento necessário para responder a perguntas técnicas mais específicas e não consiga aconselhar qual o melhor carro para si.
Nos nossos stands dispomos de profissionais especializados em mobilidade elétrica que o podem ajudar a tomar uma decisão mais informada. Apresentamos-lhe as melhores soluções quer ao nível do carro que melhor se adapta às suas necessidades, quer ao nível das várias soluções de carregamento.
2. Estado da bateria
A bateria é a componente mais importante num carro elétrico, por isso, deve sempre garantir que a autonomia do carro é pelo menos 90% do valor anunciado. Se este não for o caso, a bateria apresenta já algum desgaste e pode ter de ser trocada mais cedo ou mais tarde. Muitos carros têm a funcionalidade de ver o estado da bateria, mas se não for possível, peça ao vendedor para facultar esta informação junto de um técnico especializado.
Na Filinto Mota os carros elétricos usados são alvo de uma minuciosa verificação para que lhe possamos garantir a entrega de um carro no melhor estado possível.
3. Garantia
As baterias têm, geralmente, um período maior de garantia do que o veículo em si. Ao comprar um carro verifique se a bateria, que é a componente mais cara de um carro elétrico, ainda se encontra no período de garantia. Isto pode ser muito vantajoso para problemas futuros.
4. Postos de carregamento
Esta dica aplica-se tanta à compra de usados como novos, mas é sempre importante que seja tida em conta.
Se possui um carro a combustível fóssil e vai trocar para um elétrico lembre-se que isto exige uma mudança de comportamento e tem de ter disponibilidade para tal. Para além disso, esta mudança só é sustentável se conseguir carregar o seu carro em casa ou possuir postos de carregamento perto da sua zona de residência ou trabalho. Não é cómodo que tenha de percorrer vários Km para carregar o seu carro e é provável que com o tempo acabe por abandonar a mobilidade elétrica.
Assim, antes de compra certifique-se de que possui postos de carregamento perto de si ou que consegue carregar em sua casa. Na Filinto Mota oferecemos soluções de carregamento especializadas, tanto para particulares como para empresas, de forma a melhorar a sua experiência com o seu elétrico.
5. Estado geral do carro
É importante que avalie o estado geral do carro no exterior e interior, o desgaste dos pneus, o estado dos travões, etc. No caso de reparar que existe algum estrago não referido na altura em que lhe apresentaram o carro, pode sempre tentar negociar com o vendedor um valor mais baixo.
Não se esqueça também de fazer um estudo de mercado e verificar se está ou não a pagar um valor justo pelo VE.
6. Pesquise Incentivos do estado na compra de VEs
Neste momento o estado oferece incentivos à compra de veículos elétricos, mas isto não inclui os usados. Contudo, estes continuam a usufruir de vantagens como a isenção do Imposto de Circulação Único (ICU) e estacionamento gratuito em algumas zonas de cidades com a apresentação do dístico verde.
Quando estiver a considerar a compra, verifique os incentivos que o estado está a oferecer naquele momento. Um bom website para se manter atualizado é o UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos.
7. Test-drive
Faça sempre um test-drive e teste a performance do carro! Não se fique apenas por um carro, teste vários e perceba qual é que se adequa melhor às suas necessidades.
Por último, lembre-se que comprar um carro elétrico é contribuir para um futuro sustentável. O Grupo FILINTO MOTA está aqui para o aconselhar e garantir que faz um bom investimento.