8 Tipos de condutores que circulam nas estradas portuguesas
Este artigo é dedicado aos condutores mais peculiares das estradas portuguesas. São 8 espécies diferentes e já se deve ter cruzado com, pelo menos, uma delas. Saiba como identificar os diferentes tipos de condutores e como reagir quando os encontrar na estrada.
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A interação difere entre os diferentes tipos de condutores e pessoas. Uns exaltam-se, outros só querem ultrapassar a fila inteira e alguns ficam nervosos só com o som da buzina de um automóvel. Na estrada, como na vida, todos temos uma personalidade diferente. Verifique se conhece alguém que se encaixe em algum dos estereótipos ou, faça uma introspeção e veja com qual dos tipos de condutores se identifica.
8 Tipos de condutores
1. O "DJ sobre rodas"
Ninguém fica indiferente a este tipo de condutor. Nem pode, mesmo que o queira. O volume do sistema de som do carro é capaz de alcançar um raio de 10 km com os vidros da viatura fechados e 15 km, se estiverem abertos. Poderia ser agradável para alguns, se os gostos musicais destes condutores não fossem, geralmente, muito “originais”.
2. O "certinho"
Se o limite de velocidade é de 50 km/h, ele circula a 50 km/h. Se o sinal estiver intermitente, ele circula com tremenda precaução. Se existe um STOP é para parar, mesmo que sejam 4 horas da madrugada, de uma segunda-feira, numa rua onde só circulam residentes. A bíblia deste condutor é o código de condução e não há nada acima disso. O seu comportamento na estrada é tão exemplar que lhe atribuímos 19 valores! Só não atribuímos a pontuação máxima por consideração aos condutores que, por alguma razão estão com pressa, e têm o infortuno de dirigir atrás deste tipo de condutor.
3. O "novato"
O novato da estrada é muito fácil de identificar. Normalmente nunca tira os olhos do veículo da frente (mesmo que o carro esteja parado), nunca tira as mãos do volante (nem para coçar o nariz) e a sua postura correta é digna de quem pratica ballet desde os 5 anos de idade. Em alguns aspetos são parecidos com os "certinhos", mas ainda estão na fase de casulo, por isso nunca se sabe qual será a sua evolução.
4. O "show off"
Circulam muito devagar, olham fixamente para o condutor do carro do lado, estacionam em locais com uma grande afluência de pessoas e, normalmente, em segunda-mão. Conduzem, quase sempre, veículos de gamas de luxo e esse é o seu maior atributo. O objetivo dos seus percursos é elevar o ego. Quanto maior o número de pessoas que conseguirem captar a atenção, mais felizes chegarão ao seu destino.
5. O "rambo do asfalto"
Nunca discuta com alguém na estrada pois nunca sabe quando se irá deparar com o "rambo do asfalto". Gritar, insultar e fazer gestos pouco apropriados para um comportamento em sociedade são sinais de que está prestes a enfrentar o furação da estrada. Aconselhamos a não incitar um duelo, do qual nunca sairá vencedor. Se alguma vez encontrar um destes, ignore e prossiga o seu caminho.
6. O "nervoso"
Tem falta de confiança nas suas capacidades como condutor e para eles, conduzir numa estrada deserta seria o ideal. Não se deixe enganar pela sua postura retraída, estes são os condutores mais perigosos que circulam nas estadas. Tendem a hesitar no último minuto por isso recomenda-se distância. Colocar um autocolante com a informação “condutor nervoso abordo” seria importante para a segurança rodoviária.
7. O "acelera"
Vrooom. Vrooom. Este é o som favorito do condutor em questão. O que mais lhe agrada na estrada é testar os limites da máquina. Para eles, vermelho é apenas uma cor e esperar mais de 2 segundos num cruzamento é para os fracos. Os trajetos diários equivalem ao Rali de Portugal e os seus oponentes são os restantes condutores da estrada (embora estes não o saibam). Passaram ao lado de uma carreira de piloto de automóveis, mas continuam a viver este sonho secretamente.
8. O "domingueiro"
Braço de fora da janela, pose relaxada e ar de quem tem todo o tempo do mundo? Está perante o "domingueiro". É denominado assim porque, geralmente, exibe este tipo de postura ao domingo. As suas viagens, por regra, não têm destino. O objetivo destes condutores é apenas conduzir, apreciar a paisagem e passar bons momentos ao volante. São passivos e não incomodam o resto dos condutores. Se não quiser adotar o seu ritmo, faça o favor de os ultrapassar.