Diferença entre carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in
Descubra as diferenças entre os protagonistas do futuro automóvel: carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in.
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Nesta nova realidade de mobilidade, é importante compreender o funcionamento das tecnologias incorporadas nestes automóveis sustentáveis e a sua performance. Saiba quais as principais diferenças entre carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in para que possa escolher o automóvel que melhor se adequa às suas necessidades.
Carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in
Carros Elétricos
Designados de EV (Eletric Vehicle) ou VE (Veículo Elétrico), os automóveis elétricos utilizam apenas propulsão elétrica. O motor elétrico é alimentado por baterias recarregáveis através de tomadas de carregamento e, também, acumulando energia através de sistemas de regeneração de energia. A bateria de tração fornece a energia aos motores elétricos e dita a autonomia da viatura. Quanto maior for a capacidade da bateria (kW), maior será a autonomia do veículo (Km).
Carros Híbridos
Os automóveis híbridos, designados de HEV (Hybrid Eletric Vehicle), conjugam mais do que uma fonte energia, geralmente, térmica e elétrica. Nestes modelos com propulsão bimotora, o motor principal é térmico e o motor elétrico de apoio é alimentado por uma bateria que é recarregada através de sistemas de regeneração da viatura. A gestão da distribuição dessa energia é realizada de forma autónoma pelo sistema híbrido para garantir a melhor performance do carro.
Carros Híbridos Plug-In
À semelhança dos automóveis híbridos, os veículos PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle) ou híbridos Plug-in, também estão equipados com propulsão bimotora que, por norma, inclui um motor térmico e um motor elétrico alimentado por baterias. No entanto, tal como os modelos 100% elétricos, as baterias são recarregadas através de tomadas o que permite uma maior capacidade e, consequentemente, uma maior autonomia elétrica. A gestão de energia pode ser realizada pelo sistema híbrido ou pelo condutor ao optar pela circulação em modo elétrico ou térmico.