Citroën AX: 30 anos de eficiência
Fabricado durante 12 anos, o sucesso do Citroën AX esteve relacionado com o seu caráter simples e eficiente. Conheça o percurso de um dos veículos mais económicos de sempre.
Artigos e Notícias

O design vai de encontro ao seu princípio, sendo que a aerodinâmica foi uma das principais preocupações no desenvolvimento da estética do Citroën AX. No exterior, o capô inclinado, puxadores embutidos, luzes traseiras verticais e a cobertura parcial das rodas traseiras são alguns dos elementos que caracterizam a imagem do modelo. No interior, predominavam as linhas retas e a preocupação da marca em relação ao habitáculo é notável, considerando o espaço, a organização e conforto abordo. Um automóvel simples com um coeficiente aerodinâmico de 0,31.
O Citroën AX surgiu, inicialmente, com 3 portas, disponível com motorizações de 1,0 litros, 1,1 litros e 1,4 litros, caixa manual de 4 ou 5 velocidades e tração dianteira. A versão com 5 portas estava disponível com um motor de 1,4 litros a gasóleo. O AX Electrique foi, talvez, a inovação mais interessante pois estava equipado com um motor elétrico que poderia atingir os 90km/h e tinha uma autonomia de 120km. Mais uma vez, eficiência é um conceito que carateriza o modelo, sendo que o veículo tinha um consumo médio de 2,7 litros aos 100km. Tendo em conta o paradigma económico atual, a questão será - podemos trazê-lo de volta?
O caráter desportivo do Citroën AX
Em 1987, em prol dos apaixonados pelo modelo AX, surge o Citroën AX Sport. Uma versão equipada com carburadores duplos e um motor de 1,3 litros com 96 cv de potência. A nível estético o modelo incluía novas cores de carroçaria, jantes de 14 polegadas em ferro e bancos desportivos.
A adrenalina não acabou aqui pois surgem, entretanto, duas versões de arrepiar: o Citroën AX GT e o Citroën AX GTi. A versão GT possuía um motor de 1,4 litros, 85 cv de potência e ia dos 0 aos 100km/h em 9,2 segundos. A versão GTi, com 101 cv de potência, oferecia um arranque dos 0 aos 100/km em meros 8,7 segundos. Certamente, a melhor performance da série AX!
Mais de 30 edições do Citroën AX
Ao longo dos anos de produção, o Citroën AX foi sofrendo ligeiras alterações estéticas e mecânicas que fizeram parte da sua gradual evolução durante o seu período de glória. Para além disso, o AX é conhecido pelas inúmeras edições especiais. France Madame, First, Club, Chicago, K-Way e Noir são algumas das mais de 30 personalidades do automóvel.
O percurso deste modelo cessou antes da entrada do novo milénio. No entanto, o modelo será sempre relembrado pelo seu caráter simples, eficiente e acessível a todos os públicos.