Caixa de velocidades manual: como danificar o carro em 4 passos
Estes erros podem danificar o seu carro a longo prazo. Saiba como utilizar corretamente a caixa de velocidades manual e evite o desgaste prematuro do seu automóvel.
Artigos e Notícias

Se aprecia o carro que conduz e gostaria de conservá-lo durante o máximo de tempo possível, saiba como usar a caixa de velocidades manual e evite danificar o seu carro com estes 4 passos.
Caixa de velocidades manual: como danificar o carro em 4 passos
Descansar a mão na manete da caixa de velocidades
Pode parecer uma questão insignificante mas repousar a mão na manete da caixa de velocidades durante a sua viagem, provoca o desgaste prematuro da mesma. A força exercida pela mão sobre a alavanca das mudanças pressiona as componentes responsáveis pela alteração das mudanças levando à sua danificação. Opte por pousar a mão no volante do seu carro.
Ter o motor engrenado durante as paragens
Em situações de trânsito parado, semáforos ou qualquer outra longa paragem, deve colocar a caixa de velocidades manual em ponto morto e tirar o pé da embraiagem. O motor engrenado em paragens pode danificar os rolamentos do disco. Deve, no entanto, ter o pé no travão caso necessite de o usar numa situação inesperada.
Realizar o ponto de embraiagem em subidas
Ao utilizar esta técnica em subidas, o volante do motor e o disco de embraiagem estão a rodar a velocidades diferentes o que provoca o desgaste prematuro destas componentes. Nesta situação deve usar o travão de mão para parar, colocar o pé na embraiagem e travão, selecionar a mudança e retirar o pé da embraiagem de seguida. No entanto, a maior parte dos carros hoje em dia possuem sistemas Brake Hold ou Hill Assist que o auxiliam nas subidas.
Para acelerar não basta pressionar o acelerador
Está atrasado para algum compromisso? Saiba que não basta pressionar o pedal do acelerador para obter maior velocidade na sua viagem. Com o motor em baixa rotação, deverá baixar uma (ou mais) mudança para aumentar o rendimento do seu carro sem causar problemas no futuro. Lembre-se que as velocidades do disco da embraiagem e do volante do motor devem ser iguais. Não seja preguiçoso!
Evite cometer estes 4 erros com a caixa de velocidades manual e prolongue a vida do seu carro!