Diferenças entre os carros híbridos PHEV, HEV e MHEV
Carros híbridos PHEV, HEV ou MHEV? Compreenda o que distingue estas tecnologias e qual a melhor para as suas necessidades.
Artigos e Notícias

A oferta de carros híbridos no mercado é grande e, mesmo dentro da categoria, há algumas variantes que deve ter em conta antes de fazer a sua escolha. Provavelmente já se deparou com as siglas PHEV, HEV ou MHEV na designação dos veículos híbridos mas sabe, realmente, o que significam?
O que distingue os Carros híbridos PHEV, HEV e MHEV?
Carros híbridos PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicles)
Os carros híbridos PHEV ou Híbridos Plug-in dão veículos com dois motores – um elétrico e um a combustão – que podem funcionar em conjunto ou de forma independente. Estes veículos oferecem o melhor dos dois mundos porque permitem que se desloque em modo 100% elétrico graças à capacidade das baterias e continuar e passar para o modo térmico, assim que a energia elétrica se esgotar.
O funcionamento de um veículo com tecnologia PHEV exige o carregamento das baterias e atestar o depósito do combustível. No entanto, o sistema de travagem regenerativa permite converter a energia cinética das travagens em energia elétrica para carregar as baterias enquanto conduz.
Carros híbrido HEV (Hybrid Electric Vehicles)
Os carros híbridos HEV são os tradicionais híbridos. Tal como os veículos PHEV, está equipado com um motor de combustão, um elétrico e um sistema de travagem regenerativa que, no caso dos HEV, aproveita a energia cinética das travagens para o carregamento total das baterias, sem auxílio de fontes externas.
No entanto, ao contrário dos modelos PHEV, a gestão da utilização do motor elétrico ou do motor a combustão é realizada de forma automatizada e eficiente pelo veículo, sem intervenção ou decisão do condutor.
Carros híbridos MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicles)
Um carro híbrido MHEV é, traduzindo à letra, um híbrido leve. À semelhança dos veículos PHEV e HEV é, também, composto por um motor elétrico, um motor térmico e um sistema de travagem regenerativa. A diferença é que não circula em modo 100% elétrico visto que o motor elétrico é alimentado por uma bateria de baixa potência que serve apenas para assistir o motor de combustão para uma potência acrescida. Na prática, a sua função é garantir uma maior eficiência em termos de combustível e reduzir a emissão de gases poluentes para a atmosfera.
Viva o futuro com menos emissões e mais emoções.
No Grupo FILINTO MOTA oferecemos várias soluções personalizadas para que possa dar o passo rumo à mobilidade elétrica de forma simples e cómoda.