Carros Usados: Teste 10 componentes em 10 minutos
O Test Drive de carros usados é importante para testar todas as componentes do automóvel em questão e saber se está em boas condições.
Artigos e Notícias

Carros usados precisam de ser testados antes de efectuar uma compra. Esta é a premissa máxima para quem pretende comprar carros usados. As avarias ou anomalias mais significativas só são perceptíveis se realizar um Test Drive à viatura. Para efectuar uma boa análise de todas as componentes do veículo em questão, é necessário que coloque todos os sentidos em alerta e permita que estes o ajudem a perceber o estado do carro. De modo a facilitar a sua análise e aproveitar o seu Test Drive preparamos uma pequena lista das componentes que pode testar em 10 minutos e garantir que aposta nas melhores opções de carros usados.
10 Componentes que deve analisar num Test Drive em carros usados
- Motor: Certifique-se que o motor pega até à segunda volta e continua a trabalhar com um ritmo estável, sem falhas e sem ir abaixo.
- Alinhamento: Conduza numa reta a 70km/h, retire as mãos do volante e certifique-se que a trajectória do veículo não se altera. Se alterar significa que poderão existir problemas na suspensão ou alinhamento das rodas.
- Luzes: Verifique o funcionamento das luzes e indicadores com o motor ao “ralenti”. Ligue as luzes e certifique-se que a rotação do motor não cai e as luzes não diminuem.
- Embraiagem: Pare o automóvel, puxe do travão de mão, acelere suavemente e verifique se não sente ou ouve pancadas.
- Amortecedores: Para perceber em que estado se encontram os amortecedores conduza em estradas de paralelo e lombas e sinta qual a reacção destes.
- Direcção: Coloque a direcção no ponto neutro, abane o volante e veja se o movimento é reproduzido pelas rodas.
- Travões: Pressione o travão e certifique-se que o carro não se desvia e o volante não vibra. Deste modo consegue perceber se os discos do travão estão em bom estado.
- Suspensão: Verifique o estado da suspensão ao efectuar uma travagem forte. Se estiver em bom estado, o veículo manterá a trajectória rectilínea.
- Mudanças: Sem ligar o motor verifique se todas as mudanças entram com facilidade e de seguida, teste-as em condução para se certificar que não existem folgas.
- ABS: Teste esta componente do veículo e verifique se funciona quando é suposto, caso contrário terá um problema de electrónica.